Foto:Divulgação/TRF-4/Desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região condenaram Luiz Inácio Lula da Silva por 3 votos a 0, ampliando a pena do ex-presidente
Lideranças de Santa Maria avaliaram, nesta quarta-feira, a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) que manteve a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ainda aumentou a pena dele para 12 anos e um mês de prisão. Em julho do ano passado, o juiz Sergio Moro havia dosado a sentença em nove anos e meio. Confira o que disseram os líderes locais sobre o julgamento em segunda instância.
Tribunal confirma condenação de Lula no caso tríplex
"Corporativismo. Os desembargadores não analisaram a propriedade do imóvel. Eles se limitaram a defender o Moro, uma defesa da sentença e não a análise dos argumentos da defesa. Um jogo de cartas marcadas. Três votos contra o direito e a democracia. Amanhã (hoje), teremos reunião da direção nacional em São Paulo e vamos reafirmar a candidatura de Lula."
Paulo Pimenta, deputado federal e líder do PT na Câmara
Deputado federal da região afirma: Lula vai ser absolvido
"Acabo de não perder a fé na Justiça. Para moralizar o país, independentemente de partido, quem errou tem de pagar. É um resgate do Judiciário, porque a comunidade já começava a questionar se os desembargadores iriam ceder a esse apelo popular, a essas manifestações. Não adiantou a pressão. Os juízes foram corretos."
Magali Marques da Rocha, presidente municipal do MDB
"O resultado não surpreende, já estava escrito desde que o Moro deu o veredito. Foi um julgamento político, que faz parte da continuidade do golpe. Vamos manter nossa cabeça erguida e continuar lutando para que este país não retroceda. O Lula foi punido pelo que fez de bem pela maioria do povo pobre. A casa grande não tolera um metalúrgico, nordestino e operário ser presidente do país."
Valdeci Oliveira, deputado do PT
A caixa preta do Hospital Regional de Santa Maria
"É uma questão da Justiça. Se alguém tem culpa, tem de pagar, como sempre digo. Se for o Aécio e ele tiver culpa, tem de pagar."
Maria de Lourdes Stieler, presidente municipal do PSDB
"O TRF deu um recado que ninguém está acima da lei. Acompanhei todo o julgamento e está muito bem fundamentado. Não só ele (Lula), mas todos os envolvidos em corrupção devem ser condenados. Não combato a corrupção seletiva. Agora, teremos nova maneira de fazer política."
Jorge Pozzobom, prefeito de Santa Maria (PSDB)
Entidades empresariais de Santa Maria fazem ato a favor de justiça
"Somos a favor de que a justiça seja feita, independentemente de quem esteja sendo julgado. Foi julgamento técnico, baseado em dados e documentos analisados por colegiado. Lula é liderança muito forte, e tem um grande problema pela frente, o que deve impactar na sua imagem."
Rodrigo Decimo, presidente da Cacism